Posso devolver um produto comprado online na Webelec?
As condições e termos seguintes são apenas aplicáveis em compras realizadas em www.webelec.pt.Se comprou o artigo em www.webelec.pt , pode exercer o Direito de Livre Resolução dentro do prazo de 14 dias, a contar da data da entrega, e de acordo com a Política de Satisfação Devolução.
No âmbito da sua Política de Satisfação ao Cliente, e de acordo com a legislação aplicável, a Webelec possibilita a troca ou devolução (resolução do contrato) de artigos, no prazo de 14 dias a contar da data da sua receção pelo Cliente, sem pagamento de indemnização e sem necessidade de indicar o motivo.
O Cliente tem o direito de resolver o contrato sem incorrer em quaisquer custos no prazo de 14 (catorze) dias a contar do dia seguinte ao dia:
- Em que o Cliente ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, adquire a posse do bem ;
- Em que o Cliente ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, adquire a posse física do último bem quando o consumidor tenha encomendado vários bens numa única encomenda e os bens sejam entregues separadamente.
O pedido de devolução, pode ser efetuado através do formulário ( mais abaixo). Após validação das condições de devolução e, num prazo máximo de 14 dias, o reembolso do valor pago, incluindo, se aplicável, os custos associados à entrega do artigo, será efetuado através do mesmo meio de pagamento que foi utilizado na compra. Poderemos soliciatar o seu IBAN como forma de efetuar a devolução dos valores de forma mais rápida.
Se comprar vários produtos no âmbito de uma campanha com oferta de um ou vários produtos da encomenda, como por exemplo “pague um leve dois” ou “pague dois e leve três”, o Direito de Livre Resolução deve ser exercido em relação a todos os itens da encomenda, ou seja, nestas situações, não aceitaremos devoluções parciais da encomenda.
Adicionalmente, deve ter em consideração que existem artigos excluídos da Política de Satisfação Devolução:
Artigos de saúde e higiene pessoal; Jogos sem o selo do IGAC ou produtos com ativação digital, como cartões de descarga. Existe também a possibilidade de devolver um artigo, na nossa sede.
Caso pretenda devolver o seu produto, deve ter em consideração que:
• O artigo tem de ser entregue na embalagem original ;
• O artigo deverá ser devolvido completo com todos os acessórios, manuais e consumíveis e nas mesmas condições em que foi vendido;
• O artigo não poderá apresentar sinais de utilização;
• É necessário apresentar a fatura de compra;
• O consumidor tera de suportar na integra os custos da devolução do bem em caso de exercicio do direito de livre resolução do contrato. No caso de devolução de bens que pela natureza não possam ser devolvidos normalmente pelo correio, a Webelec disponibiliza os seus serviços de transporte, com um custo acrescido, previamente comunicado ao consumidor quando solicitado o serviço.
A devolução em sede, de um artigo, grande formato, comprado online também é possível, no entanto, e só após a sua recolha e validação das condições de devolução é que asseguramos o reembolso.
Os artigos, adquiridos em www.webelec.pt, e de acordo com o Direito de Livre Resolução, dispões de 14 dias, após data de receção dos artigos, para devolução desde que reúnam as seguintes condições:
Filmes, TV, CD, DVD, Vinil, Software e Jogos, etc.
Embalagem por abrir. Selos intactos.
Eletrónica (TV, Áudio, Vídeo, Informática, GPS, etc.)
Produtos sem sinal de uso indevido. Devolução de artigo completo, com todos os seus componentes e acessórios, manual de instruções e embalagens originais em perfeito estado.
Restantes Produtos
Produtos sem sinal de uso indevido. Devolução do produto completo, com todos os seus componentes e acessórios, manual de instruções e embalagens originais em perfeito estado.
Em caso de devolução de um artigo comprado em www.webelec.pt , o reembolso do pagamento é feito para o mesmo meio de pagamento utilizado na compra. Existem, porém, exclusões ao Direito de Livre Resolução, nomeadamente: o Bens confecionados ou personalizados; o Bens que, por natureza, não possam ser reenviados ou sejam suscetíveis de se deteriorarem ou de ficarem rapidamente fora de prazo; o Bens selados não suscetíveis de devolução, por motivos de proteção da saúde ou de higiene quando abertos após a entrega; o Bens que, após a sua entrega e por natureza, fiquem inseparavelmente misturados com outros produtos.
Artigos 13º e 14º do DL 24/2014 :
Artigo 13.º Obrigações do consumidor decorrentes da livre resolução do contrato |
1 - Caso o fornecedor de bens não se ofereça para recolher ele próprio o bem, o consumidor deve no prazo de 14 dias a contar da data em que tiver comunicado a sua decisão de resolução do contrato nos termos do artigo 10.º, devolver ou entregar o bem ao fornecedor de bens ou a uma pessoa autorizada para o efeito. 2 - Incumbe ao consumidor suportar o custo da devolução do bem, exceto nos seguintes casos: a) Quando o fornecedor acordar em suportar esse custo; ou b) Quando o consumidor não tiver sido previamente informado pelo fornecedor do bem que tem o dever de pagar os custos de devolução. 3 - O consumidor deve conservar os bens de modo a poder restituí-los nas devidas condições de utilização, no prazo previsto no n.º 1, ao fornecedor ou à pessoa para tal designada no contrato. 4 - O consumidor não incorre em responsabilidade alguma pelo exercício do direito de livre resolução, salvo o disposto no n.º 3 do artigo anterior. 5 - Em caso de livre resolução do contrato, o consumidor deve abster-se de utilizar os conteúdos ou serviços digitais e de os colocar à disposição de terceiros. |
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Artigo 14.º Inspeção e manipulação do bem |
1 - O exercício do direito de livre resolução não prejudica o direito de o consumidor inspecionar, com o devido cuidado, a natureza, as características e o funcionamento do bem. 2 - O consumidor pode ser responsabilizado pela depreciação do bem, se a manipulação efetuada para inspecionar a natureza, as características e o funcionamento desse bem exceder a manipulação que habitualmente é admitida em estabelecimento comercial. 3 - Em caso algum, o consumidor é responsabilizado pela depreciação do bem quando o fornecedor não o tiver informado do seu direito de livre resolução. |
Posso cancelar encomendas na Webelec?
Sim, pode cancelar encomendas na Webelec desde que o pedido seja efetuado até à véspera da entrega do(s) teu(s) artigo(s). Se o pedido de cancelamento for efetuado após a data-limite, e se realizou a compra online, deve esperar entrega do artigo. Caso não esteja satisfeito, podes exercer o direito de devolução dentro do prazo de 14 dias, de acordo com a Politica de Satisfação.O Cliente poderá cancelar a sua encomenda em qualquer momento até à entrega da mesma, com direito ao reembolso de todas as quantias pagas. A partir da receção da encomenda pelo Cliente, este poderá exercer o seu direito de livre resolução nos termos legalmente previstos, conforme consta no Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro.
No caso de cancelamento, o valor pago será reembolsado de acordo com a forma de pagamento utilizada no momento da compra. Quanto ao prazo para o reembolso, pode variar de acordo com a forma de pagamento utilizada. Poderemos soliciatar o seu IBAN como forma de efetuar a devolução dos valores de forma mais rápida.
Se realizou a compra em loja, podemos cancelar em loja caso o artigo ainda não tenha entrado no processo de entrega.
Formulário para Troca e/ou Devolução
Por favor preencha os campos abaixo referentes à sua encomenda.